Cross Culture
O mundo onde nos encontramos é cada vez mais global. As pessoas movimentam-se no espaço como nunca foi feito anteriormente. Cada vez mais, há pessoas que nasceram num país e que decidem mudar-se para outro. Quer seja para fugir a uma situação de guerra ou catástrofe, quer à procura de melhores condições, quer simplesmente para experienciar uma nova forma de estar na vida.
Estas movimentações acentuam a necessidade de integração e adaptação, tanto de quem chega a um lugar diferente, como de quem recebe de forma massificada pessoas de culturas diversas.
O tomar consciência da existência de que os contextos culturais alteram a forma como percecionamos e vivenciamos a nossa vida, promove a abertura da nossa mente e coração. Torna-nos mais tolerantes e fomenta uma atitude de não julgamento imediato e superficial do outro.
Neste âmbito criámos o Projecto “Cross Culture Lisboa”.
“Cross Culture Lisboa” consistiu na realização de sessões mensais, num local público e informal, para partilhar diferentes pontos de vista sobre variados temas. Procurava juntar pessoas de diferentes origens, locais, imigrantes, refugiados, viajantes, turistas, independentemente da sua idade ou experiências de vida.
O projeto foi da responsabilidade técnica de Jonatan Israel, Maria Coelho Rosa e Soraia Fonseca, e teve como parceiro anfitrião o espaço “Resistência Lisboa”.
OBJETIVOS GERAIS
Perceber como são vividas/percecionadas determinadas temáticas dentro de diferentes culturas vs como cada indivíduo vive essas mesmas temáticas dentro da sua subjetividade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Contribuir para a desconstrução de crenças e estereótipos.
Criar um espaço seguro de convívio e partilha alternativo ao que habitualmente a sociedade tem acesso, sem necessitar de viajar.
Fazer um protótipo experimental (perceber dificuldades, facilidades, testar metodologia e processos de trabalho em equipa).
Projeto | “Cross Culture”
Parceiro | Espaço Resistência
Ano | 2018/ 2019
Serviços | Consolidação de parcerias e formação
Parceiros