Oficinas
A Oficina “Círculos de Cidadania” corresponde a um método de investigação-ação participativo, desenvolvido com base na metodologia “Círculos de Cidadania”, que permite a recolha qualitativa de dados, gerar conhecimentos orientados para os participantes e desenvolver planos de ação relevantes.
No âmbito do core de intervenção da associação, este formato tem sido desenvolvido para sensibilizar para a participação cívica e a promoção do bem-estar, recolher informação sobre temáticas a considerar que inquietam as pessoas e co construir propostas a para a transformação de sistemas específicos.
Objetivos
- Recolher informação qualitativa, de forma participada, junto de um grupo de pessoas relevantes num processo de consulta/investigação.
-Criar um espaço potencial de co criação de propostas/planos de ação feitas pelo grupo em questão.
- Sensibilizar à colaboração e participação cívica, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
-Promover o Bem-estar dos indivíduos
Fases
Fase 1: Alinhamento de Propósito – sensibilização para a colaboração, participação e bem-estar.
Fase 2: Reflexão individual e em grupo– geração de ideias, sistematização de informação, análise e categorização conjunta.
Fase 3: Priorização de categorias e desenvolvimento de propostas/planos de ação.
Este trabalho pode funcionar como base à elaboração de um Manifesto do grupo a ser partilhado com decisores, representantes da sociedade civil e até mesmo atores políticos.
PARA qualquer organização que queira recolher informação de forma participada, que abranja não só o que se pensa, mas também o que se sente e que sensibilize para uma tomada de ação com enfoque numa transformação sistémica.