Com cada grupo de jovens foi:
- alinhado propósito;
- estabelecidos acordos de funcionamento,
- dinâmicas de grupo que possibilitaram conhecerem-se todos melhor,
- Reflexão sobre o que é o bem-estar
- Levantamento de pontos que trazem bem-estar e mal-estar às pessoas
- Categorização destes pontos em temáticas a trabalhar pelo grupo
- Propostas de ações a realizar conjuntas
- Planeamento e execução de ações associadas às temáticas definidas
- Celebração e avaliação conjunta das ações realizadas
Uma vez escolhidas as temáticas a trabalhar por cada grupo, estes jovens vão pesquisar, planear e executar ações, em resposta a essas mesmas temáticas.
-
Agrupamento de escolas Benfica
- infraestruturas e equipamentos (escola)
- Saúde mental, bem-estar e relações interpessoais
-
Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos
- Meio ambiente / Violência e Maus tratos / relacionamentos e bem-estar / intervenção na comunidade
-Influência / Inseguranças / Bem-estar /Respeito e Diversidade
-
Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo
- Música / Animais e Natureza / Hobies /Desconfortos / Interações Sociais
-Bem-estar Pessoal/ Bem-estar Social /Desconfortos / Escola / Tempos livres
- Lazer /Desporto / Problemas da Sociedade (fome, guerra, racismo, homofobia) / Escola
-
Escola Agrícola D.Dinis - Paiã
- desporto / arte e lazer / saúde e bem-estar / conquistas e ambições)
- lazer / saúde – bem-estar / recuperação ambiental
Ações concretizadas
-
Agrp. de Escolas de Benfica
- Banca do Clube no Dia da Escola - apresentação do Clube e diagnóstico/ levamento de ideias para as temáticas junto dos alunos da escola.
- Conversas à Volta do Ensino Superior (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Artes Visuais, Ciências Socioeconómicas) com vista a:
. diminuir o stress sobre percursos/escolhas de áreas/cursos (contexto pós 12º ano);
. reduzir a ansiedade em relação à transição para o ensino superior;
. conhecer histórias pessoais.
- Idas às turmas de 9 ano, com os objetivos de:
. partilhar as experiências percurso/ relacionais no secundário (relação professor – aluno e relações entre colegas);
. sensibilizar para a cooperação e não para a competição.
- Encontro sobre a saúde mental – Mentália – colaboração e apoio à realização de iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas de Benfica associada à Saúde Mental:
. dinamização de uma das conversas/conferências;
. realização de pequenos vídeos e uma apresentação
- Participação no encontro promovido pela Rede ANIMAR, testemunhando o seu envolvimento no projeto e explicando-o aos representantes das organizações participantes.
- Apresentação do Clube
-
Agrp. de Escolas de Paço De Arcos
- Apresentação de propostas às Direção de Agrupamento de Escolas sobre ações a ser consideradas pelo próprio agrupamento.
- Elaboração de cartazes com frases inspiradoras (com reflexão em grupo ao longo de todo processo) e colocados em diferentes pontos da escola.
- Reflexões e experiências em grupo na natureza.
- Realização de vídeos em que questionavam as pessoas o que era para elas o bem-estar.
-
Agrp. de escolas Montemor-o-Novo
- Sessão sobre Personalidade com psicóloga do Centro Juvenil da CMMN.
- Passeio e piquenique no Half-Pipe.
- Debates – adoção por casais do mesmo sexo; eutanásia.
- Sessão informativa sobre os medos com psicóloga da Escola.
- Ida ao parque urbano – realização de jogos de grupo.
- Ida ao Castelo – com jogos.
- Jogos coletivos e dinâmicas de grupo na escola.
- Elaboração de letra de uma música sobre a adolescência.
- Piquenique com um pequeno grupo de alunos, feito no local proposto pela turma.
- Organização e visita ao Monte Selvagem – angariação de fundos, venda de rifas e sorteio do cabaz.
-
Escola Agrícola da Paiã:
- Ação de limpeza
- Atividades desportivas
- Workshop sobre Educação Sexual
- Manutenção de canteiros de plantas aromáticas
-Organização e visita ao Monte Selvagem.
- Almoço de angariação de fundos
- Ação de team-buiding e Jantar convívio
O Projeto "À Volta das Conversas" faz uma forte aposta na capacitação de profissionais enquanto facilitadores de espaços sentidos como seguros que possibilitem a participação de Jovens.
Após a formação inicial de agentes educativos, que ocorreu em Junho e Julho de 2021, os agentes educativos selecionados pelos Agrupamentos parceiros iniciaram a implementação do projeto nos respetivos contextos. De forma a assegurar o melhor apoio a estes agentes educativos é-lhes disponibilizado:
-
Co-facilitação
Co-facilitação da metodologia por parte de técnicos especialistas
-
Mentoria
Um espaço online que fomenta a reflexão e a aquisição de competências que favorecem a integração da metodologia "Círculos de Cidadania", facilitando a sua implementação prática no âmbito do projeto.
-
Supervisão
Um espaço online oportunidade para refletir em conjunto sobre a adolescência, as suas vicissitudes e caminhos, o que é expectável e o que levanta mais preocupações.